Óleo de Câmbio Automático

• Quando trocar o Óleo de Câmbio Automático?
A recomendação é que se faça a troca a cada 40.000 a 70.000 quilômetros.

Isto porque, apesar de algumas fabricantes divulgarem o óleo “long live”, o seu querido auto é submetido àquelas condições severas e adversas que citei anteriormente.

Ou seja, faça a troca de óleo do câmbio para prevenir qualquer dano pior ao sistema como um todo e ao seu bolso!

O Posteko possui funcionários treinados e com certificação para troca de Óleo para Câmbio Automático.

> Recomendações do Fabricante

Sinto em lhe dizer que não existe um consenso entre os fabricantes.

Se você tem um Toyota SW4 ou um Peugeot 307 e olhar no manual, não achará nenhuma especificação ligada ao óleo de câmbio.

Mas, se você tem Hyundai i30, poderá confirmar que a recomendação no manual é para troca de óleo do câmbio a cada 30.000 quilômetros, por exemplo.

Estranho, não?

> Informações Úteis

Sabemos que hoje os veículos estão sendo feitos com câmbios cada vez mais modernos e, por mais que a troca do óleo de câmbio pareça ser uma manutenção pesada, uma manutenção completa ou até mesmo um câmbio novo, sairá muito mais caro!

Quando saem de fábrica, os veículos já possuem orientações específicas da montadora para a troca do óleo ao atingir determinadas quilometragens, mas você pode ter que trocar antes mesmo disso, principalmente se você usa bastante o seu carro, como para trabalho, por exemplo.

Fique atendo também aos sinais que o carro dá. Um exemplo disso é quando você engrena a marcha e dá a sensação de que o veículo não transmite força e nem desenvolve velocidade para arrancar, demonstrando trepidações e perda de rendimento. Esse pode ser um indício de que o seu câmbio está precisando de uma checagem!

Mas, é claro, você não deve ficar esperando o carro apresentar problemas para verificar o nível do óleo!