Filtros, Discos e Pastilhas

FILTROS DE ÓLEO
banner-big-home-1
Recomenda-se que a troca do filtro de óleo seja realizada no ato da troca do óleo do motor.

Esse procedimento conjunto previne a contaminação do óleo por impurezas retidas no filtro já utilizado, com potencial para redução de seu tempo de vida por oxidação precoce, com perda da eficácia máxima de lubrificação que seria promovida pelo fluído novo.

FILTROS DE AR
A troca desses filtros é recomendada a cada 10 mil quilômetros, em média, exceto sob variáveis externas que implicam em maior desgaste, tais como rodagem em cidades com alta concentração de poluentes, estradas de terra batida e regiões litorâneas.

A verificação visual feita por profissionais experientes e que tomarão os devidos cuidados no manuseio do filtro e da parte eletrônica de seu entorno garante a orientação para o momento certo de troca.

Isso evita o desgaste antes do tempo de peças móveis do motor, como pistões e biela.

FILTROS DE COMBUSTÍVEL
A troca do filtro de combustível é recomendada entre 10 mil e 15 mil km. Carros mais recentemente fabricados por algumas montadoras vêm com filtro de combustível interno, embutido no tanque. Esse tipo de filtro pode durar até 70 mil quilômetros, de acordo com cada montadora. Assim, siga sempre as orientações fornecidas no manual do seu fabricante.

FILTROS DE AR CONDICIONADO
Para a troca desse filtro não existe um prazo definido por quilometragem, pois isso depende da frequência de utilização do carro com o ar condicionado ligado. Ambientes litorâneos, com altos índices de poluentes e locais não pavimentados, por exemplo, influenciam na redução da vida útil do filtro. Por isso, é fundamental que seja feita uma verificação visual periódica, pelo menos a cada 10 mil quilômetros, sempre com o auxílio de profissionais.

+ Veja mais!