Logo Posteko
Posteko Oleo no mínimo

Nível de óleo no mínimo, e agora?

Todos os motores possuem uma vareta para conferência periódica do nível de óleo. Mas muitas dúvidas acontecem na hora de conferir o nível e uma delas é se quando o nível estiver no mínimo da vareta quer dizer que já o motor já está praticamente sem óleo?

Nivel do óleo baixo

Na verdade não! A vareta de óleo não fica posicionada no fundo do reservatório do motor (conhecido o carter) e sim na superfície do óleo.

Com isso a vareta mede somente o último litro de óleo, ou seja, se seu motor possui 3,5 l o máximo da vareta é 3,5 l e o mínimo da vareta quer dizer que ainda tem 2,5 l no motor.

Quando ocorre isso, geralmente em um posto de combustível, após um frentista checar o nível, ele recomenda completar o óleo do motor, mas não precisa ficar desesperado, pois o óleo que ainda está lá consegue suprir a necessidade de lubrificação do motor por um bom tempo!

Mas cuidado, lembre-se que todos os fluidos do seu carro tem validade. Neste caso recomendamos que você cheque a validade e corra pra cá. O resto deixa com a gente!